Extensão

O NIEPE também atua como órgão de planejamento, divulgação, assessoramento das atividades de extensão na Faculdade de Direito da UFMG, compreendida no sentido amplo de educação continuada e projetos de alcance social abertos a comunidade.
Nas suas competências institucionais o NIEPE, junto às demais unidades da UFMG, trabalha de acordo com o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFMG (CEPE). Além disso, quando necessário, intermédia contatos entre Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) e demais órgãos envolvidos naquelas atividades, favorecendo contados, convênios e captação de recursos para o andamento dos trabalhos de extensão.
Indissociável do ensino e da pesquisa acadêmicas, a extensão reflete a face da própria instituição. A divulgação do conhecimento e reafirmação de práticas que valorizem a criação e promoção de cursos e eventos para a expressão da identidade da Faculdade de Direito, através do atendimento dos vários níveis de demanda externa e da implementação de serviços de atendimento à comunidade interna e externa à UFMG.
Atuamos principalmente voltados para os seguintes editais, regularmente oferecidos:
  • O edital de Fomento de Bolsas para Programas e Projetos de Extensão (Pbext) 2018 visa, por meio da concessão de bolsas acadêmicas, estimular a participação dos discentes nos programas/projetos de extensão, buscando contribuir para a sua formação acadêmica e estimular o seu espírito crítico, bem como sua atuação profissional pautada na cidadania e na função social da educação superior. Destinado a estudantes que atuam em ações de extensão universitária, o Pbext oferece bolsas a graduandos de todos os cursos da UFMG . Oferece duas modalidades: Pbext, destinada a estudantes de graduação participantes de programas e projetos de extensão, e Pbext Ação Afirmativa, exclusiva para alunos classificados socioeconomicamente nos níveis I a III pela Fundação Universitária Mendes Pimentel e/ou discentes que ingressaram na UFMG pelo sistema de bônus ou cotas. As inscrições de propostas ao edital poderão ser realizadas até 01 de setembro de 2017, até às 16h e deverão ser elaboradas no Sistema de Fomento de Extensão de acordo com as orientações para preenchimento.
  • Proext: O Programa de Apoio à Extensão Universitária (Proext) MEC/SESu é um instrumento que abrange programas e projetos de extensão universitária, com ênfase na formação dos alunos e na inclusão social nas suas mais diversas dimensões, visando aprofundar ações políticas que venham fortalecer a institucionalização da extensão no âmbito das Instituições Federais, Estaduais e Municipais e Comunitárias de Educação Superior.
  • Paie UFMG: O Programa de Apoio Integrado a Eventos (Paie) é mantido pelas pró-reitorias de Graduação, Extensão, Pesquisa e Pós-graduação e  tem o objetivo de fomentar a realização de eventos acadêmicos em que ensino, extensão e pesquisa sejam indissociáveis. O programa oferece apoio à realização de eventos acadêmicos para as diferentes áreas do conhecimento, ao disponibilizar recursos no valor máximo de R$3 mil.Participa UFMG Mariana/Rio Doce-  chamada interna para programas e projetos. Inscrições até o dia 08 de agosto de 2017.
  • Edital Fapemig nº 4/2017 – Apoio à núcleo de inovação tecnológica, cujo objetivo é apoiar os Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) responsáveis por gerir a política de inovação das Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICTs). Em caso de submissão de proposta a este Edital, solicitamos que nos remeta cópia da mesma, através do e-mail dife@proex.ufmg.br, para fins de registro desta Pró-Reitoria.
  • Edital do Programa de Apoio à Tradução e à Publicação de Autores Brasileiros no Exterior da Fundação Biblioteca Nacional (FBN) – 2015/2017, cujo objetivo é difundir a cultura e a literatura brasileiras no exterior, com a concessão de apoio financeiro à Tradução e à Publicação, em língua estrangeira, de obras de autores brasileiros no exterior. Em caso de submissão de proposta a este Edital, solicitamos que nos remeta cópia da mesma, através do e-mail dife@proex.ufmg.br, para fins de registro desta Pró-Reitoria.
  • Edital Fapemig nº 12/2016 – Organização de Eventos, cujo objetivo é incentivar a divulgação de resultados de pesquisas científicas, tecnológicas e de inovação e contribuir para a promoção do intercâmbio científico e tecnológico através do apoio a organização de eventos científico-tecnológico no Estado de Minas Gerais. Em caso de submissão de proposta a este Edital, solicitamos que nos remeta cópia da mesma, através do e-mail dife@proex.ufmg.br, para fins de registro desta Pró-Reitoria.
  • Edital Capes nº 04/2012 – Programa de Apoio a Eventos no País, cujo objetivo é impulsionar a realização de eventos científicos no Brasil e a formação de professores para a educação básica, através da concessão de auxílio financeiro às Comissões Organizadoras. Em caso de submissão de proposta a este Edital, solicitamos que nos remeta cópia da mesma, através do e-mail dife@proex.ufmg.br, para fins de registro desta Pró-Reitoria.
  • Programa Fapemig de Organização de Eventos de Caráter Científico e Tecnológico, cujo objetivo é conceder apoio financeiro para a organização de eventos científico-tecnológico, organizados por ECTIs, sediadas em Minas Gerais, visando divulgar resultados de pesquisas e contribuir para a promoção do intercâmbio científico e tecnológico. Em caso de submissão de proposta a este edital, gentileza enviar cópia da mesma, para a Diretoria de Fomento à Extensão (Dife) no e-mail dife@proex.ufmg.br, para fins de registro da Proex/UFMG.
  • Edital de apoio  a Participação Individual em Congressos no País e no Exterior, cujo objetivo é  possibilitar a participação em congressos de caráter científico ou técnico-científico, no país ou no exterior, de pesquisadores, autores ou co-autores de trabalhos científicos ou tecnológicos formalmente aceitos pela comissão organizadora. Em caso de submissão de proposta a este edital, gentileza enviar cópia da mesma, para a Diretoria de Fomento à Extensão (Dife) no e-mail dife@proex.ufmg.br, para fins de registro da Proex/UFMG. Nota: O coordenador, cuja proposta tenha sido aprovada no Programa Pesquisador Mineiro (PPM), não poderá receber apoio para participação individual em congressos no país e no exterior durante os 24 meses de duração do mesmo.
  • Edital de Auxílio Participação em Eventos Científicos (AVG) – CNPq, cujo objetivo é apoiar a participação de pesquisador com desempenho destacado em sua área de atuação em eventos científicos no exterior, tais como congressos e similares, intercâmbio científico ou tecnológico e visitas de curta duração, para aquisição de conhecimentos específicos e necessários ao desenvolvimento da pesquisa científica ou tecnológica e/ou de inovação. Em caso de submissão de proposta a este edital, gentileza enviar cópia da mesma, para a Diretoria de Fomento à Extensão (Dife) no e-mail dife@proex.ufmg.br, para fins de registro da Proex/UFMG.
  • Edital Bolsa CNPq de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora (DT), cujo objetivo é distinguir o pesquisador, valorizando sua produção em desenvolvimento tecnológico e inovação segundo critérios normativos, estabelecidos pelo CNPq, e especificamente, pelo Comitê Avaliador.Em caso de submissão de proposta a este edital, gentileza enviar cópia da mesma, para a Diretoria de Fomento à Extensão (Dife) no e-mail dife@proex.ufmg.br, para fins de registro da Proex/UFMG.

Clique e conheça nossos cursos de extensão.